Muscle Cars: A história dos ícones automobilísticos

Autor(a): Juliana - Data: 28/12/2023 13h08

Foto: Reprodução

Conhecidos como os “carros indomáveis” dos anos 2000, os muscle cars são símbolos inesquecíveis de velocidade e potência para os amantes do mundo automobilístico. Confira mais sobre a história desses clássicos atemporais no blog! 

História

Famoso nas décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos, os “carros musculosos”, na tradução livre, rapidamente se popularizaram por seu visual imponente e robusto, com rodas de grande porte, motores normalmente V8 ou V6, ronco potente, tração traseira e apenas duas portas.

Um dos modelos pioneiros foi o Oldsmobile Rocket 88, produzido em 1949, é considerado por muitos como um dos primeiros Muscle Cars criados, por exibir características que se tornariam emblemáticas desse estilo. Entre elas, o primeiro motor V8 de alta compressão em um modelo compacto e ágil, o Oldsmobile 76/Chevy.

Ao longo dos anos, os muscle cars se mantiveram sob os holofotes graças ao seu desempenho e leveza para corridas automobilísticas, além do tamanho compacto para motoristas do dia a dia que gostam de esportividade.

Mustangs

O maior representante do segmento é o esportivo americano Ford Mustang, que se consagrou no mercado desde sua apresentação em 1964, chegando a vender mais de um milhão de unidades já em 1966, e atualmente está em sua sétima geração.

O fenômeno se modernizou e das versões atuais o Mach 1 Shift, por exemplo, é renomado por seu motor 5.0 V8, com 483cv e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. Os modelos GT Premium e Black Shadow (feita na comemoração de 55 anos da marca) também garantem a potência com motores V8 5.0 de 466 cv. 

Confira mais detalhes sobre esses modelos em nosso estoque: https://www.rykmotors.com.br/estoque

Em resumo, muscle cars são a prova de que possuir uma identidade própria e arrojada pode ser a chave para conquistar os corações daqueles que buscam aventura e velocidade.