Vantagens que somente os SUVs oferecem

Autor(a): Inffus Ryk Motors - Data: 23/03/2023 15h39

Foto: Reprodução

Origem

O termo SUV originalmente surgiu de duas palavras em inglês: Suburbana Vehicle, que em português significa: veículo suburbano. Criada no lançamento da Chevrolet Suburban, na década de 30, a sigla SUV foi adotada por fazendeiros e profissionais que necessitavam de um carro versátil, que suportasse cargas altas no porta-malas e trafegasse em terrenos irregulares. 

Com o decorrer do tempo, os SUVs ganharam uma versão mais urbana, sendo feitos sob a plataforma de carros convencionais e visando consumidores que não procuram por um carro com design de picape, mas desejam um modelo espaçoso com um bom porta-malas para viajar com a família.

Seguindo essa linha, o Range Rover foi o primeiro SUV britânico nos anos 70 a ter seu espaço na preferência dos que precisavam de uma versão urbana do carro. No entanto, onde os SUVs realmente ganharam popularidade foi nos Estados Unidos, alcançando outros países nas décadas seguintes. 

Características

As principais características que definem um SUV são: espaçoso, com ou sem tração nas quatro rodas, robusto, com grandes rodas e alto.  Porém, esse conceito de SUV vem mudando ao longo dos anos, já que nem sempre ele tem todas essas características, ganhando novos aspectos sem deixar de ser um SUV. 

Para o Inmetro, para ser considerado um SUV, o carro precisa ser alto, com altura elevada do solo e com medição específica: 20cm mínimos entre os eixos, com vão de 18cm, ou mais, entre os eixos dianteiro e traseiro, ângulo de ataque maior que 23°, ângulo de saída do assoalho mínimo de 20, com tolerância de 1°para ambas as medidas. 

A tração nas quatro rodas é o recurso que distribui a força do motor em todas as rodas, o famoso 4x4, que pode ser integral (AWD), ou temporário (4WD). Ou seja, pode ser feito em todo o tempo ou apenas por um período de tempo, se adaptando às curvas e terrenos irregulares. 

Compactos e crossovers e suas categorias de SUVs

Primeiros compactos 

Depois de muito tempo usando base de picapes, como a Chevrolet Blazer, outros modelos resolveram apostar em um estilo novo, sem a tração nas quatro rodas. Assim, surgiram os SUV compactos, primeiramente a partir da ideia da EcoSport, da Ford, pensada a partir do Fiesta, um hatch compacto para um carro urbano. 

A aceitação foi tão grande que muitos fabricantes resolveram apostar nessa categoria, querendo conquistar os consumidores desse modelo e também lucrar com esse sucesso.  Alguns exemplos dos compactos que entraram nessa onda: Renault Kwid, Renault Duster, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker.

Modelos Crossovers

A ideia desse modelo de SUV é reunir características distintas numa mesma versão de carro. Por isso, se encontram muitos carros SUVs com um ou dois atributos de um utilitário esportivo. 

É o caso do Honda WR V, uma fusão entre o hatch Honda Fit e o SUV Honda HR V, dois carros diferentes, que juntam as características de cada segmento. Outro exemplo é o Citröen C4 Cactus, que no Brasil é comercializado como SUV, e na Europa é vendido como hatch.  

Na realidade, o título SUV é um atrativo a mais para o comércio desse tipo de veículo que conquistou muitos fãs. O que realmente importa é saber que existem os SUVs mais robustos e também os crossovers, que são uma opção para quem quer algo mais esportivo. 

Conhecendo as informações sobre esse modelo de carro, chega -se à conclusão que o original ganhou novas formas, porém sem deixar de ser um utilitário esportivo.

Alguns dos melhores SUVs de luxo da atualidade

Mercedes-Benz GLE 

Com uma inteligência artificial apurada, o veículo se destaca com muitos programas de assistência, proporcionando segurança e conforto ao motorista. Responde a comandos de voz e além de apresentar touchscreen, esse modelo é elegante, dinâmico e robusto. 

Sua aceleração vai de 0 a 100km/h em 5,3 segundos e seu incrível motor alcança uma potência de até 435 cv.

BMW X5

A BMW X5 está no mercado para ser líder da categoria, sendo um carro de luxo híbrido, com autonomia de 87 km em sua entrada elétrica.

Seu design é imponente, com grades frontais e faróis X em LED, enquanto o seu interior é luxuoso, com destaques em vidro próximos ao câmbio e alta interatividade da central multimídia.

São 394 cv e torque de 600 kgfm, além de ir de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.  

Volvo XC40

Compacto premium, completamente elétrico e com autonomia de 418 km, o carregamento do Volvo XC40 é rápido, chegando a 80% da bateria em 40 minutos. 

A Volvo mantém os pontos de segurança pela qualidade da marca, além do acabamento interno e do painel impecáveis. Há ainda o armazenamento inteligente na parte frontal do carro, multimídia responsiva ao Google. 

Rolls Royce Cullinan 

Utilitário esportivo mais luxuoso e mais caro do mundo, o Rolls Royce Cullinan eleva o nível do conceito SUV de luxo. Alguns detalhes de acabamento do carro são feitos à mão.

Seu design tem linhas mais quadradas e menos orgânicas, porém muito fortes. Internamente, tem a inacreditável inserção de tecnologia no teto que simulam as estrelas, e assim como seu preço, também astronômico, o veículo passa dos R$6 milhões. 

Não perca os nossos próximos conteúdos e esteja sempre por dentro das melhores novidades automotivas.